Tipos de imóveis em Santa Maria da Feira

Santa Maria da Feira é uma cidade pertencente á Área Metropolitana do Porto, mais concretamente ao distrito de Aveiro. A norte é confrontado por Vila Nova de Gaia e Gondomar, a sudeste por Oliveira de Azeméis e S.João da Madeira, a sudoeste por Ovar, a Oeste por Espinho e a leste por Arouca. A localidade de Vila da Feira, conhecida por ser local de feiras e romarias ancestrais, foi recentemente elevada a cidade (1985), tendo alterado a sua toponímia como consequência.

Conhecida pelo seu passado medieval, que hoje se traduz em várias recriações históricas que fazem as delicias de quem visita Santa Maria da Feira, a cidade remonta a um povoamento antigo do qual ainda restam exemplos funerários no local, conhecidos por mamoas. Existem também vários testemunhos do período romano, como são o caso de várias pontes ou viadutos ainda em bom estado de conservação e que podem ser visitados.

No campo da arquitetura militar restam-nos vários exemplos, dos quais se destaca claramente o Castelo de Santa Maria da Feira, marco sempre constante na paisagem da cidade. Na arquitetura militar Santa Maria da Feira destaca-se, com varias igrejas e conventos, abrangendo vários períodos da historia, desde o românico ao barroco.
Situa-se também aqui um dos maiores centros de congressos do país, o Europarque, e um dos maiores centros de ciência, o Visionarium.

Santa Maria da Feira afirma-se ainda como polo cultural, com varias infraestruturas para o efeito, incluindo vários festejos e romarias que se celebram na própria cidade. É alias considerada a capital nacional de Artes de Rua.
É também um ponto de paragem obrigatório para quem é fã de gastronomia tipica e regional, com vários doces e salgados e fazer as delicias dos visitantes, como é o caso dos Almendrados, dos Areados, dos Caladinhos, dos Amanteigados ou da conhecida Fogaça.

Map Image
Mostrar no mapa