São João da Madeira é uma cidade portuguesa pertencente á Área Metropolitana do Porto, estando integrada na região norte do país. O seu pequeno município é limitado a norte por Santa Maria da Feira e a sul por Oliveira de Azeméis, e é conhecido pela sua alta densidade populacional contrastando com a sua reduzida dimensão.
É uma região conhecida pelo seu passado e presente industrial, nomeadamente na industria chapeleira, e na industria do calçado. Recebeu algumas nomeações e distinções de algum relevo, como é o caso da distinção de Município Com a Melhor Qualidade de vida em 2010. É também dos poucos municípios do pais com cobertura quase integral por rede sem fios (wifi).
A historia de São João da Madeira remonta a uma época anterior á da nacionalidade portuguesa, apesar de por muitos anos ter passado despercebida no panorama nacional. A revolução industrial veio trazer novo fulgor a região, e torna-la num dos maiores polos de produção industrial do país.
São João da Madeira beneficia da proximidade da cidade do Porto, bem como do Porto de Leixões e do Aeroporto de Sá Carneiro, tendo ainda uma rede viária bem estruturada e transportes públicos complementares.
Alem de polo comercial e tecnológico São João da Madeira é ainda um ponto cultural de interesse, destacando-se infraestruturas como o Museu da Chapeleira, a Casa da Criatividade, a Oliva Creative Factory, entre outras.
No campo do turismo, e sem grandes possibilidades aparentes para o explorar, São João da Madeira tornou-se inovadora ao ser o primeiro município português a potenciar o chamado Turismo Industrial. Dispõe ainda de parques naturais que embelezam o município como é o caso do Parque Urbano do Rio UI, o Parque de Nossa Senhora dos Milagres, o Parque de Ferreira de Castro, o Jardim Municipal, entre outros. É também regularmente palco de etapas da Volta a Portugal em Bicicleta.