Chaves, a cidade termal. Situada na região de Trás-os-Montes, mais concretamente no distrito de Vila Real, a cidade de Chaves é muito conhecida pelas suas águas termais, mas é também uma zona com uma grande riqueza histórica e gastronómica.
Economia. A cidade faz fronteira com Espanha, um fator que sempre estimulou a economia local, pois Chaves é uma das portas de entrada para o nosso país.
Chaves possui uma das mais importantes zonas industriais da região, mas o que mais influencia a sua economia é sem dúvida o turismo, desde toda a atividade que gira em volta das águas termais, ao setor do turismo rural, uma atividade em expansão nos últimos tempos.
História e Património. A cidade de Chaves possui vestígios de habitação desde o Neolítico, mas foram os Romanos que mais exploraram e marcaram esta região. Foram eles os responsáveis pelo interesse nas águas termais.
O seu castelo também foi importante na defesa do território nacional das invasões espanholas e segundo alguns estudos, foi na cidade de Chaves que saiu o primeiro livro impresso em Portugal.
Existem muitos monumentos interessantes para visitar em Chaves, dos quais se destaca a Ponte de Trajano, a Torre de Menagem, o Largo do Pelourinho, o Castelo de Santo Estêvão, entre outros.
Gastronomia. A gastronomia de Chaves partilha muito da boa cozinha Trasmontana, onde o presunto, os enchidos, os queijos, o mel e o vinho possuem um lugar de destaque. Além dos referidos, convém realçar os famosos Pastéis de Chaves, o Folar de Chaves e a Posta barrosã.
Como uma das cidades por onde passa o Rio Tâmega, Chaves também aproveita os peixes mais conhecidos do rio, os quais inseriu na sua gastronomia e hoje são pratos muito conceituados, como por exemplo a Truta recheada com o Presunto de Chaves.