Tradição fronteiriça. Castro Marim é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Faro, na região do ALgarve, situado no sul do país. O seu município é limitado a norte e oeste por Alcoutim, a leste pela Espanha, a sul por Vila Real de Santo António e pelo Oceano Atlântico, a sudoeste pela freguesia de Vila Nova de Cacela (ou Vila Real de Santo António) e a oeste por Tavira.
Castro Marim possui uma ampla tradição e historia tendo sido sede da Ordem de Cristo entre 1319 e 1356, durante o curto período em que esta ordem não se encontrou sediada em Tomar.
Reflexo de tempos idos, Castro Marim utiliza hoje esta componente histórica em virtude do usufruto do turista que visita a região, existindo mesmo uma feira medieval realizada anualmente.
No campo do patrimônio edificado Castro Marim apresenta uma oferta variada, com edifícios tão importantes culturalmente como é o caso da Igreja de Santo António, do Forte de São Sebastião, da Igreja de São Sebastião, da Igreja de Nossa Senhora dos Mártires e ainda do Castelo de Castro Marim.
Foi também importante centro pescatório e comercial, com esta vertente a ter um peso sobremaneira na gastronomia local. Destacam-se pratos como as Papas de Milho, a Lampreia, os Caranguejos, a Açorda de Galinha, entre inúmeros outros. No campo da doçaria destaque para os Bolinhos de Frade e as Queijadas de Amêndoa.
Uma ultima nota para as belas praias que completam o panorama turístico do concelho, com praias sobejamente conhecidas como é o caso da Praia do Cabeço, a Praia Verde ou a Praia da Alagoa. Constituem sem duvida algumas das praias mais bonitas do sotavento Algarvio e permitem a pratica de inúmeros desportos náuticos, desde o surf ao kitesurf, passando pelo mergulho e bodyboard, entre outros. São ainda um espelho da biodiversidade local.