Câmara de Lobos é a segunda maior cidade da Região Autónoma da Madeira, atrás da capital Funchal, com quem faz fronteira. O nome da cidade vem desde a sua descoberta em 1419. Quando os navegadores João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira começaram a percorrer os contornos da Ilha, encontraram no local onde hoje é a cidade uma grande colónia de lobos-marinhos. Apesar de Câmara de Lobos ter quase seis séculos de história, foi só em 1996 que foi elevada ao estatuto de cidade.
Uma das características mais famosas da cidade são os seus pescadores, com os seus barcos tradicionais e pitorescos, que enchem a sua baía. Foi este retrato que o antigo primeiro-ministro Britânico, Wiston Churchill não quis deixar de pintar quando visitou a ilha em 1950. No local onde pintou é hoje em dia possível encontrar um miradouro com o seu nome.
A cidade é uma das mais jovens da Madeira, sendo que quase 50 por cento dos seus habitantes tem menos de 25 anos. Fruto deste facto, a cidade é também conhecida pela grande atividade noturna, albergando muitos bares onde é feita a tradicional bebida madeirense chamada “poncha”.
Tradicionalmente a região sobreviveu essencialmente da pesca e da agricultura (em especial da banana da Madeira e do peixe espada preto, respetivamente), assumindo um papel de destaque na produção de produtos como Vinho Madeira, banana e outra espécies frutícolas na economia regional. Tal como no resto da Região, o turismo tem um papel cada vez mais determinante na economia e, como tal, Câmara de Lobos é hoje uma cidade virada cada vez mais para os serviços.