Casas moradia para venda

Casas moradia para venda em Portugal

Uma casa ou uma residência é um local habitado pelo ser humano, e no qual este se abriga dos elementos da natureza. Alem desta componente de protecção contra a natureza, a moradia que abriga o individuo ou grupo de indivíduos serve também de protecção contra terceiros. Alem desta definição simplista do que é habitar, entende-se hoje este conceito à luz dos parâmetros culturais e temporais em que a habitação está compreendida.

Actualmente podemos separar as residências em algumas tipologias, destacando-se de grosso modo duas categorias: as habitações uni-familiares e as habitações multi-familiares.

No campo das habitações uni-familiares destacam-se ainda aquelas que são conhecidas por moradias propriamente ditas e ainda as casas geminadas ("gémeas"), que vigoraram em Portugal num passado não muito distante.

A moradia é uma propriedade destinada a uma família apenas, afectada a um lote de terreno, e geralmente é sinonimo daquilo que se entende por "casa". Em tempos criticada no mundo da Arquitectura, é por muitos considerada o ideal de habitação. Para isso também contribui uma media de preços superior à praticada em habitações multi-familiares, vulgo apartamentos, e que atribuem à moradia uma conotação de classe media/alta. Na construção tipicamente portuguesa a moradia encontra-se num lote de terreno, ligeiramente recuada face ao passeio, com um pequeno jardim frontal e um jardim maior na parte posterior do lote, para maior privacidade e conforto.

Esta tipologia é também mais praticada nos subúrbios das grandes cidades como Porto e Lisboa, em zonas que adquirem um estatuto mais elevado, e que primam por uma melhor qualidade de vida.
288 327,12 €
Preço médio venda em Portugal
1 808,27 €
Preço médio por m2 venda em Portugal
Ciudades con casas moradia en venta