Montes para venda

Montes para venda em Portugal

Um monte ou montanha é um acidente geográfico de origem natural. Uma sequência progressiva de montanhas é denominada cordilheira, e habitualmente considera-se que a montanha ou monte é ligeiramente mais alto que a colina, apesar de não existir uma distinção oficial e formal dos dois tipos de formação. Cerca de 25 porcento do território da terra é ocupado por montanhas, sendo ainda algumas delas de formação vulcânica.

Regra geral as montanhas ou montes resultaram do movimento de placas tectónicas, contribuindo hoje em dia para a paisagem de inúmeros países, entre eles Portugal. De entre as montanhas mais conhecidas a nível mundial salientam-se os Alpes, na Europa, os Andes, na América do Sul, as montanhas rochosas da América do Norte e ainda o Himalaia, na Ásia.

No nosso pais a zona norte é particularmente abundante em paisagens montanhosas, destacando-se a Serra da Estrela, com o sul a revelar-se profícuo em planícies.

Geralmente distinguem-se alguns termos para classificar as diferentes secções dum monte, como é o caso do cume ou pico, que se considera como o ponto culminante de uma montanha, a sua vertente, que será qualquer um dos lados de uma elevação, ou ainda o sopé, a parte inferior ou base de uma encosta ou montanha.

Ao longo dos tempos os montes apesar da sua geografia intrincada foram alvo de progressiva ocupação por parte do homem, seja pela sua facilidade de defesa militar, quer pela sua localização dominante em relação à vizinhança, resultando actualmente em inúmeros povoados ou propriedades situados nestas formações geográficas.
Ciudades con montes en venta