São Domingos de Rana é uma freguesia portuguesa pertencente ao concelho de Cascais, contando com uma população aproximada de cerca de 60 mil habitantes. É a freguesia mais densamente povoada do município e uma das mais povoadas do país.
O povoamento local apresenta uma progressão ao longo dos milénios, com vestígios a remontarem ao Paleolítico, ao período Neolítico,ao Romano, Visigótico, Árabe e ainda ao período Medieval. Esta fixação deve-se sobretudo ás condições únicas da região, sendo uma área de abundantes recursos naturais, que facilitaram a produção de cereais, a horto-floricultura ou mais tarde a produção vinícola, a cerâmica e a cantaria.
Destacam-se alguns monumentos e obras edificadas representativas da historia e tradição local como é o caso da Casa da Quinta de Rana, da Capela de Nossa Senhora da Graça de Tires, da Ermida de Nossa Senhora da Conceição da Abóboda, da Igreja de São Domingos de Rana, da Villa Romana de Freiria, ou ainda da Villa Romana de Miroiços.
Durante o século XX a freguesia de Sâo Domingos de Rana teve um aumento demográfico exponencial, essencialmente à custa de população do Alto e Baixo Alentejo, que aqui assentavam para trabalhar na industria local, na produção de cereal e nas pedreiras.
A ocupação local seguiu de forma desordenada, fruto duma migração para a capital em busca de melhores condições de vida. Esta migração originou a criação de inúmeros bairros e habitações de génese ilegal, situação que tem sido controlada e corrigida nos anos recentes. Actualmente São Domingos de Rana conta com vários equipamentos e infra-estruturas destinados a aproximar a população e a melhorar a sua qualidade de vida, como é o caso da biblioteca, centro de saúde, complexo desportivo, várias escolas, entre outros.
São Domingos de Rana é ainda sede do Aeródromo Municipal de Cascais, elemento de importância no panorama aeronáutico nacional.