Tipos de imóveis em Santa Maria Dos Olivais

Santa Maria dos Olivais é uma freguesia de Lisboa, pertencente á região de Lisboa e contando com cerca de 50 mil habitantes, sendo uma das maiores freguesias da cidade. A freguesia dos Olivais, como é conhecida actualmente, foi fundada em 1397 pelo Arcebispo de Lisboa, D.João Anes e possui uma rica historia e tradição que se funde com a do país.

Aquando da instalação da linha de ferro que ligava Lisboa ao Carregado, esta região viu o seu cariz rural alterado para um futuro mais industrial.

Restam actualmente vestígios de tempos idos, nomeadamente com a presença de algumas quintas que permanecem na região, como é o caso da Quinta da Fonte do Anjo, testemunho da grandeza local de outrora. Possui uma frente ribeirinha e portuária, a já referida zona industrial e ainda o aeroporto, essencial para a cidade de Lisboa.

A freguesia de Santa Maria dos Olivais, hoje Olivais, procurou sempre um traço distinto no seu urbanismo que conferisse aos seus moradores qualidade de vida ainda que num ambiente urbano e cosmopolita. Prevaleceu assim uma arquitectura e ordenamento urbano que privilegiam os grandes mantos relvados pontuados por grandes torres espaçadas, que separavam zonamentos e funcionalidades. Retiravam da habitação a função de definidora de rua como a conhecemos habitualmente, e voltavam-na para preocupações até então descoradas como a orientação solar.

Esta opção revelou-se de grande polémica e ainda hoje é geradora de algum ruído social, sendo que é unânime que foi uma opção que se revelou pouco feliz, e que não transmitiu na pratica os valores que se desenhavam no papel, criando mesmo pontos de alguma segurança que só posteriormente conseguiram ser corrigidos

Grande parte do território da freguesia de Olivais é, como já referido anteriormente, ocupado pelo Aeroporto da Portela, que actualmente é peça fulcral no panorama macro-económico Lisboeta e nacional.
Imóveis à venda
    Imóveis para alugar
      Cidades próximas de Santa Maria Dos Olivais