Rio Maior é uma cidade portuguesa pertencente ao distrito de Santarém, situado na região centro do país, contando com cerca de 13 mil habitantes. O seu município é limitado a norte por Porto de Mós, a nordeste e a sul por Santarém, a sul pela Azambuja, a oeste pelo Cadaval e pelas Caldas da Rainha e a noroeste por Alcobaça.
A povoação que deu origem ao concelho de Rio Maior encontra-se documentada pela primeira vez no ano de 1777, tendo sido constituído oficialmente concelho no ano de 1836. A designação de cidade foi dada a Rio Maior no dia 14 de Agosto de 1985, condizente com a expansão demográfica da localidade.
Do percurso histórico e civilizacional que deu origem á localidade que conhecemos hoje restam-nos importantes marcos que compõe um ponto de paragem obrigatório para quem visita a região. Destacam-se por exemplo o Ecomuseu Salinas de Rio Maior, o Dólmen de Alcobertas e Igreja de Santa Maria Madalena, o Olho d´Água de Alcobertas, os Silos de Alcobertas, o Forno Medieval de Alcobertas e as suas Grutas, a Aldeia de Chãos e Centro Cultural, a Casa Senhorial D´El Rei D. Miguel, entre outras.
Rio Maior apresenta uma oferta cultural fortemente focada no desporto, com várias infraestruturas de importância na região, e ainda com várias associações desportivas e clubes de relevo. Destaca-se a sua participação no futebol, no judo, na natação e no atletismo.
Uma nota também para a gastronomia local, com vários pratos conhecidos que aqui tem raízes como é o caso do Galo com Nozes, o Magusto e o Pão-de-Ló de Rio Maior.
Rio Maior encontra-se ainda numa posição geoestratégica de referencia no panorama nacional, situada numa charneira entre o oeste país e a Região do Ribatejo. Para isto contribuem sobremaneira os facilitados acessos á localidade, servida por uma ampla rede viária.