Tipos de imóveis em Ramalde

Imóveis à venda Imóveis para alugar

Da historia ao associativismo. Ramalde é uma freguesia portuguesa do concelho do Porto, situado na região norte do país, contando com cerca de 40 mil habitantes. A fundação de Ramalde enquanto povoado remontará provavelmente ao ano de 920, data em que o território recebeu os monges de S.Bento.

Desde a antiguidade que esta zona da cidade do Porto apresenta uma grande densidade populacional, que como é obvio viu um grande aumento decorrer aquando da sua industrialização. A economia local sofreu uma acentuada transformação, sendo que atualmente grande parte dos residentes de Ramalde trabalham no setor terciário e ainda no setor secundário, ao contrario de tempos idos em que o setor primário prevalecia.

De notar ainda que Ramalde beneficia duma complexa e trabalhada rede viária que facilita a mobilidade dos seus residentes, que regra geral trabalham noutras freguesias, mas que também contribuem para descaracterização da mesma, pouco contribuindo para uma sensação de vizinhança e de proximidade.

Ramalde é também zona de uma grande quantidade de habitações sociais que historicamente vieram ocupar o lugar das famosas "ilhas", habitações operarias criadas aquando da industrialização da freguesia. São disto exemplo os conhecidos bairros do Viso e da Prelada.

No campo do patrimônio edificado Ramalde é ainda detentor de alguns edifícios de importância como é o caso da Casa da Prelada (incluindo mata e jardim), da Casa de Ramalde, da Quinta da Prelada, da Quinta do Viso ou Quinta do Rio, do Conjunto urbano da Avenida da Boavista, da Escola Secundária de Clara de Resende, ou ainda a Igreja de Ramalde.

Sendo zona de função essencialmente residencial ao longo dos anos, Ramalde criou uma forte componente associativista que procura suprir as lacunas dum zonamento citadino pouco condizente com um padrão de vida moderno. Destaca-se assim o papel de várias associações, tanto no apoio aos jovens, como no acompanhamento sênior.
Imóveis à venda
Imóveis para alugar
Cidades próximas de Ramalde