A cidade invicta. O Porto é o principal centro populacional e econômico do norte de Portugal e é conhecido como a cidade invicta e a cidade que deu o nome a Portugal.
Dotada de excelentes infraestruturas, desde o Aeroporto Sá Carneiro, a estação de caminhos de ferro da Campanhã, o porto de Leixões, é o metro de superfície que transforma a mobilidade dentro da cidade num fator a ter em conta, pois além de ligar os extremos da cidade é possível utiliza-lo com transporte para as cidades vizinhas.
A cidade é muito conhecida pelo famoso Vinho do Porto, apesar de grande parte das caves de reserva estarem localizadas no outro lado da margem do Rio Douro, isto é, na cidade de Gaia.
A arquitetura da cidade é sempre um dos fatores que impressionam mais os turistas, desde o centro da cidade, a famosa Avenida dos Aliados, considerada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, a Torre dos Clérigos, o Mercado do Bulhão, o Castelo do Queijo, sem nunca esquecer as inúmeras pontes que ligam o Porto à margem sul do Rio Douro.
A oferta cultural do Porto é uma das mais valias da cidade, dos quais se destacam o Museu de Serralves, o Museu de Transportes e Comunicações, localizado no antigo edifício da Alfândega, o Museu do Elétrico, o Museu Nacional de Soares dos Reis, entre outros. A cidade também oferece excelentes espaços nos quais acontecem sistematicamente espetáculos como a Casa da Música, o Teatro Rivoli, o Teatro Nacional São João, o Teatro Sá da Bandeira, o Coliseu do Porto, entre outros.
A gastronomia é outro dos grandes valores da cidade, dos quais é necessário relevar as Tripas à Moda do Porto, o Bacalhau à Gomes de Sá e a mundialmente conhecida Francesinha.