Faro, uma cidade essencialmente histórica. O interior das muralhas da Vil´Adentro é um sítio fascinante. Local onde se pode conhecer as origens da cidade que remontam ao tempo dos romanos e árabes, que povoaram esta região. A cidade de Faro está polvilhada de museus, igrejas, ermidas, conventos e palacetes tanto dentro como fora das muralhas. Em cada rua encontra-se sempre um pouco da história de Faro. Tem ao lado a Ria Formosa que banha as suas margens onde se pode dar passeios de barco. No famoso Teatro das Figuras ou no histórico Teatro Lethesde existem sempre diferentes espetáculos para passar umas horas de descontração cultural.
Em quase cada canto ou cada esquina, encontra-se um jardim com um expresso convite para passear ou simplesmente descansar.
As várias lojas existentes na baixa da cidade formam como que um centro comercial ao ar livre. Ali é possível comprar de tudo um pouco.
Surgem também, por vezes nos cantos mais recônditos, restaurantes que têm no seu cardápio verdadeiras iguarias, onde o marisco não pode faltar. Claro, sempre com opções muito tradicionais da zona.
O novo Mercado Municipal, com as suas bancas de peixe, artesanato e produtos tradicionais, está diariamente de portas abertas mostrando o que há de melhor em Faro.
Em termos de serviços, Faro possui um hospital público com serviço de urgência a funcionar durante 24 horas. Tem também um hospital privado com as mesmas ofertas de serviços.
Faro tem ligações para todo o país, quer de autocarro, quer de comboio, tendo viagens diárias do Alfa. Por via aérea, o aeroporto de Faro assegura ligação com Lisboa, Porto e alguns países.
Tem um quartel da GNR, onde é possível encontrar alguém sempre disponível para qualquer ajuda ou informação.
Pode-se encontrar em algumas esquinas das ruas, mapas da cidade que servem para orientação.