Coração portuense. Cedofeita é uma freguesia portuguesa do concelho do Porto, integrado na região norte do país e conta com cerca de 22 mil habitantes. As origens do povoado local têm reflexo numa velha igreja românica que ainda hoje existe no Lardo do Priorado, pertencente em tempos ao convento dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. A construção deste templo religioso precede a construção da própria Sé do Porto, e presume-se que seja dos mais antigos da cidade, senão o mais antigo. Na frontaria do templo pode-se ler numa inscrição a data de 559 como a data de construção do mesmo, mas segundo os historiadores esta gravação terá sido feita aquando duma remodelação e não refletindo portanto a verdadeira data de fundação.
Nesta freguesia podemos encontrar ainda inúmeros outros exemplos de patrimônio histórico edificado como é o caso do Cruzeiro do Senhor do Padrão, o Quiosque da Praça Mouzinho de Albuquerque, o Quartel de Santo Ovídio na Praça da República, a Escola Secundária Rodrigues de Freitas, a Casa da Pedra ou Casa das Águas Férreas e jardim, a Casa dos Albuquerque de Mello Pereira e Cáceres, o Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular, e muitos outros numa lista interminável. São o espelho das inúmeras gerações que foram deixando a sua marca no concelho e mais concretamente na freguesia de Cedofeita.
Numa toada mais recente destaque para a criação do polemico edifico da Casa da Musica, centro cultural do norte por excelência, bem como da re-estruturação das vias adjacentes.
Esta freguesia alem do seu patrimônio incalculável, beneficia ainda duma próxima ligação com a restante cidade através de algumas vias estruturantes de grande dimensão, como é o caso da Rua da Constituição ou a Avenida da Boavista, e ainda duma recente ligação de metro que veio intensificar a vida citadina do local através duma redobrada mobilidade.