Tipos de imóveis em Caneças

Água historica. Caneças é uma freguesia portuguesa pertencente ao concelho de Odivelas, situado na região de Lisboa, e contando com aproximadamente 13 mil habitantes. É uma zona com uma longa historia e tradição no panorama nacional, sendo que a sua toponímia é alvo de alguma controvérsia. Aparentemente derivada do árabe "al-kanissa" (igreja), a toponímia local deve-se, segundo os locais, a uma caneca de água que terá sido oferecida ao Rei D.Dinís aquando da sua passagem pelo povoado.

Fruto das constantes dificuldades de Lisboa em se abastecer de água, encontram-se nesta região vestígios de um dique romano. Muitos destes vestígios estão ligados a este problema de abastecimento que conheceu proporções dramáticas em durante a Idade Média.

Por volta da segunda metade do seculo XVIII ocorreu aqui a construção de vários aquedutos destinados a levar a tão necessitada água á cidade de Lisboa, como é o caso do Aqueduto das Águas Livres: o do Olival do Santíssimo, o do Poço da Bomba, o do Vale da Moura e o do Carvalheiro.

Existem também outros vestígios de grande valor patrimonial e que refletem a historia e tradição das gentes que por aqui passaram, como é o caso Dólmen das Pedras Grandes, as várias quintas de Caneças, ou ainda o Conjunto das cinco fontes de Caneças (Fontainhas, Piçarras, Passarinhos, Castelo de Vide e Castanheiros).

É tambem terra de romarias e festas populares, com várias festividades a animar todo o ano. Destacam-se a festa da Páscoa, as Festas de S.Pedro, atribuídas á devoção do santo que protegeu a terra de epidemias, as Festas de Nossa Senhora da Esperança, e ainda as Festas de Setembro, anteriormente conhecidas por Festas dos Veraneantes que decorrem em honra do Santo S.Sebastião.

A zona beneficia também duma rede viária que facilita a mobilidade dos seus residentes e a ligação tanto com os municípios vizinhos.
Imóveis à venda
    Cidades próximas de Caneças