Anadia é uma cidade portuguesa pertencente ao distrito de Aveiro, situado na região centro do país. O seu município é limitado a norte por Águeda, a leste por Mortágua, a sul pela Mealhada, a sul e oeste por Cantanhede e a noroeste por Oliveira do Bairro.
A data de criação do município tal como o conhecemos atualmente remonta a 1839, e resultou da fusão de várias localidades, tendo sido elevada a cidade em 2004. Como concelho com tradição mantem ainda alguns edifícios que foram considerados património local, como é o caso da Casa da Quinta do Tanque ou Casa dos Cerveiras e o grupo escultórico de São Cosme e São Damião, do Solar da Graciosa, da Capela de Nossa Senhora das Neves e Fontanário, da Capela de Nossa Senhora da Piedade, do Solar dos Calheiros, do Pelourinho de São Lourenço do Bairro, entre outros.
Uma ultima nota para o magnifico Palace Hotel da Curia, inaugurado em 1926 e que merece sem duvida uma visita por quem passa pela região da Anadia.
Nesta região existe um interesse generalizado na pratica desportiva, com Anadia a dispor de várias infra-estruturas para o efeito, como é o caso do Complexo Desportivo de Anadia e Velódromo Nacional – Centro de Alto Rendimento de Sangalhos. Este complexo é composto por três piscinas, três courts de tênis, vários campos de futebol e ainda um pavilhão multiusos.
Anadia detêm também uma gastronomia rica em sabores e variedade, com vários pratos deliciosos como é o caso do Bacalhau à Senhor Prior de Tamengos, do Bacalhau com Presunto à Bairrada, da Cabidela de Leitão, da Chanfana à Bairrada, da Feijoada de Leitão, ou ainda do famoso Leitão à Bairrada. No campo da doçaria destaque também para doces como os Amores da Curia, o Arroz Doce, e ainda as Barrigas de Freira.