Amares é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Braga, integrado na região norte do país, contando com cerca de mil e quinhentos habitantes. O seu município é limitado a norte e nordeste por Terras de Bouro, a sueste por Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso, a sul por Braga e a noroeste por Vila Verde.
Nasceu em Amares o fundador das cidades de Tomar e Pombal, Don Gualdim Pais, Grão-Mestre da Ordem dos Templários.
Terra duma grande beleza natural, Amares beneficia ainda de patrimônio edificado que marca a região e atrai a atenção de turistas e visitantes casuais. Destacam-se obras como o Santuário de Nossa Senhora da Abadia, o Mosteiro de Santa Maria do Bouro, o Mosteiro de Santo André de Rendufe, a Ponte do Porto, a Ponte de Rodas, a Casa da Tapada, ou ainda a própria Aldeia de Urjal.
No campo do patrimônio natural destacam-se algumas perolas como é o caso do Rio Homem, do Rio Cavado, e ainda do Enoturismo, que tem atraído muitos visitantes á região.
Para quem procurar saber mais sobre a região existem algumas infraestruturas onde se podem visitar exposições sobre as historias e tradições locais, como é o caso do Museu do Santuário de Nossa Senhora da Abadia.
Amares tem feito as delicias dos visitantes através duma gastronomia pronta a surpreender os mais desatentos.
Os Mexidos, o Arroz de Galo, o Arroz de Pato, o Bacalhau á Moda do Convento, o Cozido á Portuguesa, as Papas de Sarrabulho, a Lampreia, a Posta de Vitela de Raça Barrosã, ou a Perna de Porco Assada no Forno, são apenas alguns dos inúmeros pratos disponíveis. No campo da doçaria ganham destaque iguarias como o Arroz Doce, o Bolo Rei, o Pão de Ló, o Leite Creme Queimado, ou ainda as Rabanadas e as Peras Bêbedas, entre outros.