Uma loja é o nome que se dá a uma divisão cuja utilização é essencialmente comercial.
As suas dimensões são tão diferentes, como poderá ser diferente a sua localização. Poderá estar no rés-do-chão de um prédio de habitação. Podem ser construções independentes ou podem ainda estar inseridas num complexo comercial, como um centro comercial.
Se uma loja é pequena conta apenas com uma área aberta e que depois será decorada de acordo com a sua função. No caso de ser uma loja de dimensões aparecem muitas vezes com pilares distribuídos ao longo do espaço. As lojas de grandes dimensões, que albergam marcas conceituadas apresentam-se ao público com instalações sanitárias no interior e por vezes até uma espécie de café ou bar, onde é possível o cliente tomar qualquer coisa durante as suas compras.
As caraterísticas principais das lojas em termos de construção são: a sua localização. Uma loja tem que estar o mais exposta possível ao potencial cliente. Outro aspeto fundamental são as acessibilidades. O cliente tem que ter facilidade em chegar até à loja, pois não vai demorar muito tempo em busca de estacionamento ou de forma de lá chegar. O mercado oferece outras opções e ele procura-as. As lojas querem-se agradáveis, convidativas. E as caraterísticas da construção são muito importantes nestes aspetos. Uma montra grande com pouca exposição solar para não danificar os objetos expostos e para que o presumível cliente tenha acesso a ela sem reflexos é uma caraterística importante.