Casas para alugar

Casas para alugar em Portugal

Uma casa ou uma residência é habitualmente uma construção de autoria humana, destinada a servir de morada dum individuo ou conjunto de indivíduos. Esta construção habitualmente fornece uma protecção e um abrigo em relação aos elementos da natureza, sendo que as suas características intrínsecas variam de país para país, conforme a cultura local, os materiais disponíveis ou ainda as condições climatéricas.

A sua origem remonta possivelmente ás cavernas pré-históricas, e actualmente consiste em matéria de estudo para quem se dedica à actividade da arquitectura ou da construção civil.

De entre as várias tipologias que actualmente povoam as cidades e zonas rurais nas mais diversas zonas do globo, destacam-se as habitações colectivas e as habitações uni-familiares. O tipo de habitação mais abundante no nosso país será porventura o apartamento, inserido num conjunto habitacional, que pode ser subdividido em várias categorias. Existe também no nosso país uma abundância de moradias isoladas, fruto e reflexo de tempos passados.

Dos espaços que habitualmente compõem a habitação mediterrânica, salientam-se espaços sociais e os denominados espaços íntimos. No caso dos espaços sociais destacam-se a sala, as varandas, jardins ou similares, e no caso dos espaços íntimos os quartos de dormir ou os sanitários. A cozinha, local de preparação de refeições á habitualmente considerada um espaço de serviços, podendo também estar inserida na categoria de espaço social, fruto duma interpretação mais moderna do conceito de habitar.

Actualmente destaca-se ainda a questão da sustentabilidade na construção arquitectónica, com aspectos como a orientação solar e o tempo de vida dos materiais a ganharem particular destaque.
1 333,6 €
Preço médio alugar em Portugal
12,02 €
Preço médio por m2 alugar em Portugal
Ciudades con casas en alquiler