Coração do Ribatejo. Almeirim situa-se no coração do distrito de Santarém, na margem oposta à desta esta cidade. Localizada em pleno Ribatejo, foi fundada em 1411, séc. XV, por D. João I, o Mestre de Avis.
A cidade é uma referência incontornável na gastronomia nacional ou não fosse o local onde a sopa da pedra alcança o seu máximo esplendor e notoriedade. De facto, não existem provas de que tenha sido em Almeirim que o frade da conhecida lenda fez a famosa sopa da pedra. O que é um facto é que Almeirim apresenta aos seus visitantes inúmeros locais, mais de quarenta restaurantes, onde a sopa da pedra é elevada ao mais alto patamar, constituindo paragem obrigatória para aos apaixonados da mais pura e tradicional gastronomia. Para além da sopa da pedra, refira-se que estamos no Ribatejo, onde crescem os mais deliciosos melões, também obrigatórios.
Também o vinho cresce em terras de Almeirim, com reconhecida qualidade que a denominação de origem controlada atesta.
Naturalmente, Almeirim vai muito para além da gastronomia e do vinho.
O concelho é banhado pelo rio Tejo. As amantes da natureza poderão usufruir das mais bonitas paisagens ribeirinhas, onde o Tejo se funde com a lezíria numa harmonia perfeita, ao ritmo das estações do ano.
Os amantes da festa brava encontrarão em Almeirim motivos reforçados para uma visita. A praça de touros da cidade existe desde 1938. O edifício atual, construído em 1954 reúne condições excelentes para os aficionados. A praça tem lotação para 6.700 pessoas.
Quanto ao património histórico, recomenda-se vivamente uma visita à igreja matriz, às fontes de S. Roque e do Largo dos Namorados e, indispensável, ao Pórtico do Paço da Ribeira de Muge.
Sem qualquer dúvida, Almeirim reúne as mais perfeitas condições para uma excelente visita, com boa gastronomia, emoções fortes e natureza vibrante.