Aljezur é uma pitoresca vila portuguesa pertencente ao distrito de Faro, e integrado na região do Algarve. O seu município é limitado a norte por Odemira, a leste por Monchique, a sueste por Lagos, a sudoeste por Vila do Bispo e a oeste pelo Oceano Atlântico.
Terra com passado ancestral, possui vários vestígios arqueológicos de relevo a nível nacional, que remontam ao período pré-histórico. Foi fundada pelos Árabes, que aqui deixaram marcas importantes, das quais se destacam a toponímia local, o castelo, entre muitas outras.
Entre o patrimônio edificado de Aljezur, destacam-se obras como por exemplo o Castelo de Aljezur, castelo mourisco do seculo X, ou a Igreja da Misericórdia, que data do seculo XVI.
Alem do patrimônio edificado Aljezur beneficia de belas paisagens e duma extensa linha de costa, ainda que bastante rochosa, com várias prais de enorme beleza. Destacam-se prais sobejamente conhecidas como é o caso da Praia do Penedo, Praia da Quebrada, Praia de Odeceixe, Praia do Monte Clérico, Praia de Vale Figueiras, entre muitas outras. Geralmente junto a estas praias podemos observar e admirar enormes arribas, que contribuem para o pitoresco cenário local. Esta costa é profícua para a pratica de desportos náuticos, desde o surf ao bodyboard, passando pelo kitesurf, ou ate mesmo o mergulho.
No campo cultural Aljezur beneficia de algumas infraestruturas de relevo, como são o Museu Municipal, o Museu de Arte Sacra Monsenhor Manuel Francisco Pardal, ou a Casa Museu Pintor José Cercas. Aqui podemos descobrir um pouco mais sobre as tradições e historias locais, ou admirar peças de arte moderna.
Alem do seu patrimônio natural e edificado Aljezur ganha também particular interesse pelo seu patrimônio gastronômico, com pratos tradicionais como as Percebes, o peixe fresco grelhado, e uma ampla seleção de marisco a fazer as delicias de quem visita a região.