Alcobaça é uma cidade litoral que se situa no distrito de Leiria, no Oeste da Região Centro. Este cidade é muito conhecida pelo seu mosteiro, onde estão sepultados alguns reis de Portugal.
Economia. A economia do Oeste é muito influenciada pela produção frutícola, da qual se destaca a Maçã de Alcobaça e a Pêra-Rocha do Oeste.
Além do Turismo, existem também outras atividades importantes em Alcobaça, tais como a indústria das cerâmicas, dos plásticos e do cimento.
História. O castelo existente em Alcobaça é anterior à nacionalidade, segundo os historiadores terá pertencido aos Visigodos e terá sido posteriormente conquistado por D. Afonso Henriques aos Mouros.
Devido a essa conquista, D. Afonso Henriques mandou edificar um mosteiro, e que naquele tempo chegou mesmo a rivalizar com grandes abadias da Europa.
A construção do mosteiro influenciou bastante a região e foi, mais tarde, ao seu redor, onde se começou a formar um aglomerado populacional.
Património. Existem diversos monumentos de interesse tais como o Castelo e o Mosteiro de Alcobaça, o Castelo de Alfeizerão, a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, o Mosteiro de Santa Maria de Cós, entre outros.
Mas não só de história vive a cidade, Alcobaça também possui um património natural único, desde as suas arribas e praias, as Termas da Piedade e o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.
Artesanato e Gastronomia. O artesanato da cidade é muito baseado na olaria e nas cerâmicas, atividades com muita tradição naquela região, mas também poderemos encontrar peças de verga, tapeçarias e de cutelaria.
Da gastronomia Alcobacense, o prato que mais se destaca é o Frango na Púcara. No campo da doçaria é obrigatório referir as Trouxas de Ovos, as Delícias de Frei João e o Pão-de-Ló de Alfeizerão.